São quase 3 milhões de investidores na B3

O número não é bem esse, mas vamos lá.

Cuidado com os gatilhos mentais utilizados pela mídia na tentativa de lhe influenciar com números. O número total de investidores na B3, dado pelo último Boletim da Bolsa emitido em 31/08, tem lá disponibilizado o número de 2.958.442 investidores, com ativos comprados. A tabela que traz essa informação tem logo abaixo uma observação com um texto que diz: "Critério considera o CPF cadastrado em cada agente de custódia, ou seja, pode contabilizar o mesmo investidor caso ele possua conta em mais de uma corretora."

Sei que não pode ser considerado como parâmetro, mas fiz uma pequena enquete no meu perfil do Instagram (@vidaefinancas), onde eu perguntei se os seguidores utilizavam mais de uma instituição financeira para investir em ativos na Bolsa de Valores e o resultado me mostrou que 50% investem através de uma única instituição e outros 50% investem através de mais de uma. Eu mesmo invisto através de 3 instituições. O que demonstra que o crescimento, em número de investidores, não é bem o anunciado pela grande mídia.

Cuidado com o efeito manada e o que ele pode trazer para a sua vida financeira. Não comece a investir em mercados por influência, trate de conhecê-lo antes, seja prudente com os seus recursos, adquira conhecimento e comece devagar, pois estamos falando de ativos de Renda Variável. Conheça os produtos financeiros onde pretende investir e, principalmente, conheça-se primeiro antes de começar a trilhar esse caminho.

O investir tem que ser sempre com prudência, disciplina e planejamento


Não deixe de tomar certos cuidados antes de começar a investir: organize o seus orçamento, quite suas dívidas, faça a sua Reserva de Emergência, monte um Plano de Investimentos, tenha metas de curto, médio e longo prazo e, por fim, Estude as necessidades de cada uma delas, em termos de recursos, e calcule os seus aportes necessários a cada período.

Investir não é proibido


Investir não é proibido, é possível a todos, mas não vamos seguir por um caminho, onde não conhecemos quais os percalços que vamos encontrar. Percalços fazem parte do caminho, mas é prudente conhecê-los, para podermos administrá-los de maneira consciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos falar um pouco sobre a importância da Educação Financeira e da criação de um Planejamento Financeiro Efetivo

Investidores invistam sempre com um propósito

Sobre Minimalismo Financeiro